O chefe de família que quis um dia ser padre


Já lá vamos. Essa é uma história que não sendo longa, não é a que mais importa contar. Quero falar-vos de um homem que eu conheço desde que me conheço a mim próprio. O enredo por si mesmo não é dos mais complexos e em pouco ou nada difere do de outros homens que, tal como este, procuraram uma vida melhor fora das suas aldeias do interior.

Década de 60. Deixa-se para trás uma família na esperança de a reagrupar o quanto antes, mas de preferência por terras mais prósperas e com os bolsos mais saudáveis. As terras não goraram as expectativas, já a saúde dos bolsos continuou débil. O homem seguiu o seu percurso. Fez tudo o que lhe era viável fazer para que não deixasse passar mal a tal família de novo unida. Lutou que se fartou. Usou a única arma que tinha ao seu alcance e que era a sua força. Nunca alcançou riqueza material, mas o que foi dando aos seus valia bem mais que ouro. Ninguém regateou nada. Ninguém queria mais que aquilo.

O homem tinha mãos, já vos digo. Trabalhou a terra, trabalhou a madeira, trabalhou o ferro. Foi electricista, canalizador, carpinteiro, pintor, artesão, professor, curandeiro, psicólogo. Passava o texto até ao fim só com a lista daquilo que o homem fez! Bom, e com o que desfez também. Coitados dos rádios a pilhas e dos televisores dissecados na sua marquesa anos afora.

Demasiado novo ainda e já leva a primeira golpada. Cambaleia, mas nem pensar em cair. Siga porque ainda há muito aparelho eléctrico para esventrar. Foi seguindo feliz e nada, mesmo nada, o deitava por terra. Era um autêntico Chalana a fintar uma morte que teimava em querer rasteira-lo de quando em quando. O gajo tinha uma finta tão desconcertante, borrava a pintura toda, precisamente quando comentava as fintas dos Ronaldos e dos Messis. Ou se marca golos ou então não jogam um caracol!

Como em todas as grandes carreiras, a deste homem também terminou. Casa cheia. Troféus imensos. Agora retirou-se. Foi descansar.

Ah pois! A tal história que poderia ter feito do tal chefe de família um promissor padre! Não aconteceu… Mas podia muito bem ter acontecido.

Comentários

Enviar um comentário

A bem da nação, o teu comentário fica a aguardar moderação do Lápis Azul.

Mensagens populares deste blogue

A minha árvore de natal faz-me crescer

Breaking News