Like


Há muito que constato algo sobre o qual já era para ter falado, mas nunca calhou. Hoje é o dia. A comunidade Facebookiana tem particularidades que são só possíveis naquele suporte e naqueles moldes. Antes de vos explicar sobre o que estou a dizer, afirmo que fundamento a minha teoria numa base altamente rudimentar e sem qualquer sustentação científica. É apenas a minha opinião a sair a público.

Todos nós temos amigos vários no Facebook. Uns mais chegados outros nem tanto e outros há ainda que caem lá de pára-quedas. Se tiverem algum cuidado de análise e alguém muito ou pouco conhecido publicamente, chegarão ao mesmo resultado que eu. Uma pessoa que esteja mais exposta enquanto personalidade (um futebolista, um actor, um jornalista, etc), e que seja muito activo nessa rede social, tem uma probabilidade enorme de com uma entrada estilo “Olá bom dia. Acordei cá com uma vontade de mijar!”, receber milhões de likes e triliões de comentários sobre aquele acto tão simples de ter a bexiga, naturalmente, cheia. Até por aqui se nota a estratificação que a sociedade faz de si mesma. Em contraponto se um tipo como eu disser “Olá amigos, hoje é um dia triste. O Gasóleo voltou a aumentar e em 5 cêntimos”, corro o risco de que esta minha preocupação social passe completamente despercebida, por mais premente que ela possa ser.

Agora lanço alguma controvérsia e algum contra censo àquilo que acabo de relatar. Se não vejam: reparem também numa outra moda que agarra likes e comentários, como moscas em papel autocolante. As frases feitas. Quem não partilhou uma frase feita no seu mural que atire a primeira calhoada! Eu fiz o teste e comprovei a minha tese. Não digo que choveram polegares levantados, mas caíram por lá uns quantos. Não interessa saber pensar por si. Basta partilhar uma frase de alguém e passa-se de anónimo a popular em dois tempos.

Para aqueles que estão já a querer tirar de esforço, acalmem-se. Não estou a criticar nem coisa que o valha. É apenas uma constatação. Como disse também o fiz. Não tenho hábito de o fazer e sou um péssimo utilizador do Facebook.

Agora cheguem-se lá para trás e deixem-me passar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A minha árvore de natal faz-me crescer

Breaking News