Desgovernos
Hoje fui presenteado com mais um
banho de realidade. Sem fazer muito por isso, vi de frente como é que se mata,
aos poucos, a sensação de confiança nas instituições nas quais se alicerçam as
sociedades ditas modernas. O relato seguinte não será exclusivo meu, mas apenas
mais um que fará eco no fundo do poço que teimam em nos querer manter.
Dirigi-me a um agente da EDP para
proceder a pagamento de uma fatura que já vencida. Sei que na cidade em que o
fiz, Vila Franca de Xira, o balcão desta empresa não aceita pagamentos e já nem
perdi tempo na deslocação, dirigindo-me diretamente para o referido agente.
Chegado lá, o meu “bom dia” recebeu um caloroso grunhido de alguém enterrado
nos seus afazeres e que não pretendi interromper. Esperei calma e pacientemente
pela conclusão da tarefa, que achei sobredimensionada no tempo uma vez que eu
era a única pessoa do outro lado do balcão. Convidado a apresentar o motivo da
minha presença ali, passei a fatura para a mão da pessoa. Neste meio tempo
entram duas clientes. Uma quer um jornal e a outra depreendi que lá estava por
razões parecidas com a minha, a ver pelos papéis que tinha na mão. Com esta
última a funcionária (ou proprietária, não sei qualificar), trocou palavras circunstanciais
e com a primeira concluiu a transação. Eu continuei a aguardar.
Nesta altura faço questão de
dizer, para quem não me conhece assim tão bem, que por si só este tipo de situações
são o suficiente para me deixar pior que estragado. Sim, eu sei que sou pouco
tolerante em relação a este tipo de “falhas”. Mas em minha defesa digo que o
sou porque procuro ao máximo não as cometer com os outros e se,
inadvertidamente, acontecem peço desculpa e tento co pensar de alguma forma.
Com toda a atenção finalmente
focada no meu assunto, a senhora começa por me dar algumas informações que eu
não consegui, no imediato entender. Fui presenteado com um “pois, não está com
atenção ao que eu estou a dizer”. Como eu entendi que não estava ali para tirar
apontamentos e que a minha “falta de atenção” não teria nada que ver com o
assunto, pedi a fatura de volta e saí porta fora, não sem antes ter desejado um
bom dia.
Termina aqui a primeira parte
deste relato. Desculpem-me a extensão do mesmo, mas ainda nem sequer justifiquei
aquilo que vos disse no primeiro parágrafo. Isto foi apenas um “fait divers”
para a questão de fundo e que passo a descrever.
Agora sim desloco-me ao balcão da
EDP com o intuito de saber onde encontraria outro agente para fazer o
pagamento. Foi-me dito que em Vila Franca de Xira aquele era o único sítio que
recebia faturas já vencidas. Pedi uma morada em Alverca. Pior ainda: não há um
único agente lá. Abrindo o raio geográfico fiquei a saber, pelas funcionárias
da empresa, que só em Loures ou Alenquer teria a possibilidade de cumprir com o
meu propósito de pagamento… Ou então voltar à tal papelaria. Nova curiosidade:
Não foi com espanto que na empresa de eletricidade receberam o meu feedback em
relação ao tratamento recebido no agente. Aparentemente é coisa recorrente.
Pacientes leitores, não vos estou
a falar de uma aldeia do interior, salvaguardando o respeito que tenho por todas
elas. Estou a falar de um concelho com cento e quarenta mil habitantes! Cento e
quarenta mil habitantes e um único agente para receber faturas vencidas? Eu
quero confiar que a informação que me foi dada pelo prestador de serviço me
passou está correta. Mas a estar correta a incredulidade que isso me traz é indescritível!
Compreendem porque é que eu digo,
várias vezes e em vários locais, que somos uns mansos e gostamos de o ser, já
que continuamos a colocar sempre os mesmos no poder aqueles que, há quarenta
anos, nos calcam a cabeça para dentro do tal poço de que vos falei?...
Por acaso nao te informaram bem porque agora podes pagar as faturas em qualquer payshop independente se passaram ou nao da data kkkkkk mas bem que podias ter passado pela loja de Loures e sempre bom rever amigos
ResponderEliminarEntão anota essa e reporta. A informação foi-me passada pelas tuas colegas da EDP em VFX. Um abraço ó tripeiro.
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